2 de março de 2022
Princípios que determinam grandes finais

Através da vida de Joquebede, mãe de Moisés, podemos extrair princípios essenciais, dando brilho ao papel fundamental de mãe. Esta gerou o seu filho em um tempo completamente inapropriado, por haver um decreto de faraó de que todos garotos nascidos do povo Hebreu deveriam ser mortos (Ex 1:21). Enquanto havia uma atmosfera de grande sofrimento para todas as mães, ela se destacou, se revelando fiel e temente a Deus e externando princípios que podemos aplicar em nossas vidas de modo a ter um final maravilhoso.

 

São estes princípios:

 

I – Perseverança.

 

“…e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.” Êxodo 2:2

 

Podemos observar que esta mãe perseverou por três longos meses, ocultando seu filho do poder da guarda de faraó. Na bíblia por inteiro este princípio destaca-se como algo louvável, bem como há diversas exortações a todos os cristãos a tê-lo e a buscá-lo. Como por exemplo em Cl 4:2 “Perseverai na oração…” e em Tg 1:4 “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”

Ao não abrir mão de seu filho, Joquebede, mostrou sua submissão à vontade de Deus, levando em consideração que o filho é herança do Senhor e, portanto, ao preservá-lo, preservou consigo os propósitos que Deus tinha para vida dele. Assim como ela, no que se diz respeito aos sonhos que Deus colocou em nossos corações, não devemos deixar de crer e parar de lutar, mas cultivar este princípio trazendo honra ao nome dele.

 

Em qual área de sua vida você observa que precisa de mais perseverança? Você tem enfrentado qual tipo de dificuldade ao exercer este princípio?

 

II – Sabedoria.

 

Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. Êxodo 2:3

 

Ela buscou a melhor forma de protegê-lo e, com um insight de sabedoria, certamente dado por Deus, teve sucesso em discernir qual o momento e o modo correto em fazer isso. Vemos logo depois que, mais à frente no rio, a filha de faraó encontrou o cesto e sentiu compaixão por aquele bebê. Além de dar sabedoria a Joquebede, Deus proporcionou tal sentimento no coração daquela que fazia parte da família real, mostrando que controla os acontecimentos de forma soberana visando o cumprimento do seu propósito na vida daquele a quem Ele já traçou um futuro.

Como faria toda diferença se este princípio fosse abraçado por todos nós! Pois quantas atitudes são tomadas de forma insensata, trazendo destruição a lares e a vidas. Portanto, você, quem está se disponibilizando para um agir de Deus em sua vida, peça que desenvolva a sabedoria dEle, e a necessidade de tê-la ainda mais a cada dia. Deus tem sempre um novo começo para nós, basta nos possibilitarmos a isso.

 

Como a sabedoria de Deus poderia ser suficiente em atitudes erradas que você já tomou ao longo de sua caminhada? Após passar a caminhar com Jesus, de que maneira você passou a usar de sabedoria nas escolhas que fez?

 

III – Temor a Deus.

 

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” Salmos 111:10

 

Temor é o sinônimo de reverência, de adoração, e não significa ter medo de Deus. Este princípio é posto neste versículo em paralelo ao bom senso, e se revela como um caráter de humildade e dependência na presença de Deus. Haviam promessas para a vida de Moisés, feitas por Deus, e sua mãe demonstrou temor a Deus ao fazer de tudo para preservar a sua vida. Até mesmo no novo testamento, este fato é novamente citado, demonstrando a sua importância: “Naquele tempo nasceu Moisés, que era um menino extraordinário. Por três meses ele foi criado na casa de seu pai.” Atos 7:20.

 

“Temor a Deus evidencia obediência e oração.”

 

Você tem se acomodado e se justificado diante de ordenanças de Deus? De que maneira você pode, ainda nesta semana, exercer a obediência a Deus diante dos impedimentos que têm se levantado?

 

CONCLUSÃO

 

Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?”. “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino. Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou. Êxodo 2:7-9

 Lendo o desfecho desta história, podemos observar que a benção de Deus acompanha aqueles que buscam cumprir estes princípios dignos na estrada da vida. Podemos escolher adotar estes princípios na certeza que teremos um grande final.

 

PERSEVERANÇA, SABEDORIA E TEMOR A DEUS = VIDA ABENÇOADA


Compartilhe esse Post
Autor desse Post

Pra. Claudia Andrade

Pastora Sênior da Família Renovada



VOCÊ PODE FAZER PARTE DESSA MISSÃO, CONTRIBUA.