“Assim como você pensa na sua alma, assim você é!” Provérbios 23.7
Neste período em que estamos vivendo, com tantas dificuldades e desafios, há uma necessidade urgente de policiarmos aquilo em que estamos pensando. Que tipos de pensamentos temos cultivado? Pensamentos de medo, fracasso e pânico; ou pensamentos positivos, esperançosos? Pensamentos são chaves que podem nos levar a viver o melhor de Deus. Sendo assim, se tivermos uma mente renovada pela palavra de Deus, experimentaremos uma vida transformada, com novas atitudes e consequentemente com novos resultados. (Romanos 12.2)
Como o conhecimento da palavra de Deus tem sido transformado em ações práticas na sua vida e, especificamente, nos relacionamentos dentro do seu lar?
O processo de transformação é iniciado pelos seus desejos, passa pelos pensamentos, sentimentos, posturas e, por fim, resulta na mudança dos hábitos.
Todos nós, enquanto estivermos vivos, sempre precisaremos de transformação em alguma área. Neste processo contamos com a ajuda do Espírito Santo, Ele nos levará a sermos mais parecidos com Jesus. (2 Coríntios 3:18)
Os maus pensamentos podem nos levar a errar o alvo, visto que as nossas ações externas são frutos daquilo que está dentro de nós. (Lucas 6:43) O pecado nasce na mente e, se não for reprimido, se tornará em atos vergonhosos. Precisamos andar em espírito e em santidade, e nos afastar daquilo que podem nos levar a pecar, como locais e pessoas. Deus levou Abraão para longe da sua parentela, Davi foi levado a uma caverna mesmo tendo promessa de ser rei, Paulo passou três anos no deserto após sua conversão; assim Deus mudou o pensamento e o destino de cada um deles.
I – COM QUEM VOCÊ ANDA MOLDA O SEU MODO DE PENSAR.
Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. I Coríntios 15:33
Nos afastemos de pessoas que nos dizem que somos incapazes de viver os propósitos de Deus. Que potencializam os maus pensamentos em nossas mentes, sejam estes relacionados a Deus, à nossa liderança, igreja, e às situações da vida. Podemos ser arrastados para baixo por companhias como esta.
Apesar das condições em que nascemos e a família a qual pertencemos, se ouvirmos a voz de Deus e não levarmos em consideração às vozes contrárias, daqueles que só querem o nosso mal, podemos ir mais longe do que aqueles que estão ao nosso redor. Nós passamos pelo novo nascimento, a nossa mente e o nosso ser foi renovado, a nossa esperança está naquele que nos salvou, portanto podemos ter grandes expectativas para o nosso futuro.
Qual a visão de vida e quais são os costumes daqueles com quem você tem caminhado? Reflita em alguma experiência com alguém que te influenciou positivamente em sua caminhada cristã.
II – NÃO SE CONTENTE COM POUCO.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38
Deus pode nos surpreender naquilo em que nos dá, pois ele faz além daquilo que podemos pensar. Portanto podemos ter pensamentos altos em cada área de nossas vidas. Todas as nossas necessidades são supridas por Ele (Filipenses 4:19).
A maneira que nos portamos com a palavra de Deus e com o próximo, trará consequências à nossa vida.
Façamos uma análise nos nossos pensamentos, para que não caiamos no erro de duvidar e não obedecer a Deus.
CONCLUSÃO
Quando a vida não está de acordo com aquilo que esperávamos, temos a oportunidade de nos autoanalisar e descobrir em que ponto fomos responsáveis por isso, e assim buscar aprender com o nosso erro. Deus nos ama independente daquilo que fizemos e, a nosso respeito, “tem pensamentos de paz, e não de mal, para nos dar o fim que esperamos. (Jeremias 29:11).
Adote uma perspectiva correta a respeito daquilo que você tem vivido e do seu futuro. Busque olhar para a situação do modo como Deus a vê. Para isto, elabore um plano de leitura para seguir, e transforme a sua mente de acordo com a palavra de Deus.
Pastor Sênior da Família Renovada de Aracaju